RAIO X
A radiação X (composta por raios X) é uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. A maioria dos raios X possuem comprimentos de onda entre 0,01 a 10nanómetros, correspondendo a freqüências na faixa de 30 petahertz a 30 exahertz (3×1016 Hz a 3×1019 Hz) e energias dos entre 100 eV até 100 keV.
Os comprimentos de onda dos raios X são menores do que os raios ultravioleta (UV) e tipicamente maiores do que a dos raios gama. Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.
A produção de raios X se deve principalmente devido à transições de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas energéticas carregadas. Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração,reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.
A detecção dos raios X pode ser feita de diversas maneiras, a principal é a impressão de filmes fotográficos que permite o uso medicinal e industrial através das radiografias. Outras formas de detecção são pelo aquecimento de elementos à base de chumbo, que geram imagens termográficas, o aquecimento de lâminas de chumbo para medir sua intensidade, além de elementos que possuem gases em seu interior a exemplo da válvula Geiger-Müller utilizada para a detecção de radiação ionizante e radiação não ionizante. Podendo ainda ser difratado através de um cristal e dividido em diversos espectros de onda. Sensores (Foto transistores ou foto diodos) captam uma ou algumas faixas de espectro, e são amplificados e digitalizados, formando imagens. Esse último processo (difração de raios X, por cristais) é comumente utilizado em equipamentos de inspeção de bagagens e cargas.
Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos órgãos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores, câncer (ou cancro), doenças ósseas, etc.
Com finalidades terapêuticas os raios X são utilizados com uma irradiação aproximada de cinco mil a sete mil Rads, sobre pequenas áreas do corpo, por pequeno período de tempo.
É um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo utilizando raios X.
ossuem comprimentos de onda entre 0,01 a 10nanómetros
O paciente e a máquina que irá fazer o exame são posicionados de acordo com o local do corpo a ser examinado. O técnico que realiza o procedimento dá orientações ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem.Por vezes é necessário respirar fundo, prender a respiração ou manter uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem. Os raios emitidos pela máquina não machucam. Ele passam através do corpo e “marcam” uma placa sensível, gerando a imagem do local desejado.
TIPOS DE RAIO X
– Raio-x Abdome ( 2 inc.)
– Raio-x Abdome agudo (abdome simples+tórax)
– Raio-x Abdome Simples
– Raio-x Art. Sacro-ilíacas
– Raio-x Art.Coxo-Femurais
– Raio-x ATM-Art.Temporo Mandibular
– Raio-x Bacia –Quadril ( Panorâmico )
– Raio-x Cavum/Adenóides
– Raio-x Clavícula e Art. Acrômio clavicular
– Raio-x Col.cervical
– Raio-x Coluna Lombar Sacra
– Raio-x Coluna dorsal/torácica
– Raio-x Sacro-Cóccix
– Raio-x Coluna Total para Escoliose
– Raio-x Costelas ( Arcos Costais ) por hemitórax
– Raio-x Coxa
– Raio-x Perna
– Raio-x Tornozelo
– Raio-x Pé
– Raio-x Calcâneo
– Raio-x Crânio
– Raio-x Joelho
– Raio-x Mandíbula
– Raio-x Mão
– Raio-x Punho
– Raio-x Antebraço
– Raio-x Cotovelo
– Raio-x Braço
– Raio-x Mãos e Punhos para Idade Óssea
– Raio-x Mastóides
– Raio-x Ombro
– Raio-x Ossos da Face ( Malar)
– Raio-x Nariz –Zigomático
– Raio-x Panorâmico de MMII (Realizamos só em crianças )
– Raio-x Seios da Face
– Raio-x Sela túrcica
– Raio-x Tórax